AUDITORIA A PROGRAMAS COMUNITÁRIOS
enquadramento
O financiamento de projetos de investimento com recurso a programas comunitários constitui um mecanismo habitual e um fator decisivo para reforçar a competitividade das empresas porque, entre outros aspetos, reforça a investigação, promove o desenvolvimento tecnológico, facilita a incorporação de inovação, alavanca os processos de qualificação e impulsiona a conquista de novos mercados.
A importância e o sucesso destes programas resulta não apenas das mais-valias no que concerne às facilidades de financiamento mas também da sua diversidade e abrangência, que por seu turno produz complexidade. Neste contexto, o apoio dos nossos auditores a programas comunitários é decisivo para que as empresas possam maximizar os apoios obtidos mantendo um escrupuloso cumprimento de toda a legislação aplicável.
soluções
A JM Ribeiro da Cunha & Associados possui uma larguíssima experiência na realização de auditorias a programas comunitários, acumulada ao longo dos diferentes Quadros, que nos conduziram ao atual Portugal 2020.
Fazemos parte de uma restrita lista de entidades qualificadas para auditoria de projetos apoiados pelo Portugal 2020, no âmbito do Acordo Quadro celebrado pela Inspeção Geral de Finanças (IGF) e a Agência para o Desenvolvimento e Coesão (ADC).
Temos competências e experiência comprovada nos seguintes domínios:
- Consultoria sobre a estratégia financeira do projeto;
- Análise das rubricas orçamentais e certificação de despesas;
- Conformação da informação financeira prestada com os regulamentos e normas aplicáveis;
- Verificação de documentação de suporte.
a nossa garantia
Na JM Ribeiro da Cunha & Associados zelamos para garantir que os nossos profissionais estão permanentemente atualizados em matéria de incentivos e financiamento comunitários. Ao conhecimento empírico adquirido pelas muitas auditorias a programas comunitários já realizadas, somamos um extenso programa de formação interna complementada pela participação em conferências, seminários e outros eventos avaliados como pertinentes pela sociedade.
Assim, a nossa experiência permitiu-nos adquirir um significativo conhecimento dos diferentes normativos nacionais e comunitários aplicáveis a cada projeto, fator essencial para que as empresas nossas clientes possam maximizar os benefícios e evitar correr riscos de desconformidade que possam colocar em causa a aprovação dos projetos, num primeiro momento, ou a aceitação e financiamento das despesas realizadas no seu âmbito.