As normas internacionais de auditoria (ISA) no contexto das PME

Leia o artigo de fundo de Carlos Esteves, auditor jurídico da JMRC & Associados, publicado na mais recente edição da “Revisores e Auditores”, a revista da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.
Disponibilizamos abaixo o artigo (PDF) “A aplicabilidade das normas internacionais de auditoria (ISA) no contexto das Pequenas e Médias Empresas – como a dimensão e a complexidade condicionam a aplicação das ISA. Da contextualização normativa à aplicação prática”, deixando-vos o enquadramento pelo autor:
O presente artigo pretende abordar alguns dos principais problemas colocados pelas auditorias a micro, pequenas e médias empresas (PME) e a entidades pouco complexas (EPC). Começaremos, por isso e na medida do possível, por escalpelizar o conceito de PME. Analisaremos, então, o contexto normativo do actual sistema, no que concerne às auditorias de demonstrações financeiras deste tipo de entidades. Veremos o papel que o auditor deve assumir e as principais dificuldades por este sentidas. Finalmente, debruçar-nos-emos sobre os passos que o International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) se prepara para tomar.